Notas de algumas leituras, sem pretensões de crítica literária.

Seleção de alguns poemas, com ou sem comentários.


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

UMA OUTRA VOZ, Gabriela Ruivo Trindade




Estamos perante um primeiro livro de uma autora ainda jovem e que me faz desejar ler um segundo, pois este é extraordinário.
Este livro é a biografia ficcionada de uma família, alegadamente baseada na família da autora. Há breves referências à implantação da República e também ao 25 de Abril em função das personagens cujas vidas se contam.
A história é contada por cinco vozes diferentes cujas referências se sobrepõem e se complementam. A restante narração surge pela voz daquele que é personagem principal, sob a forma de um diário fragmentado, supostamente descoberto por uma familiar.
O epílogo, ou melhor os dois epílogos são quase redundantes, pois o próprio Mariano Serrão caracteriza no seu diário quem será capaz de contar a sua história.

No sentido da promoção da leitura, a declaração do júri, que lhe atribuiu o prémio LeYa em 2013[1], é uma garantia de qualidade:
«O júri destaca a consistência do projecto narrativo que procura, através de várias gerações, e com o foco em personagens de grande força, sobretudo femininas, retratar a transformação da sociedade e dos modelos de vida numa cidade de província, no Alentejo. Merece destaque a originalidade com que a autora combina o individual e o colectivo, bem como a inclusão da perspectiva do(s) narrador(es) no desenho cuidado de um universo de vastas implicações mas circunscrito à esfera do mundo familiar ao longo de um século de História. Também a exploração ficcional de registo diarístico e a inclusão da fotografia dão um sinal de modernidade formal a esta obra.»

TRINDADE, Gabriela Ruivo. Uma Outra Voz. Leya, 2014



[1] Manuel Alegre (Presidente(, José Carlos Seabra Pereira, José Castello, Lourenço do Rosário, Nuno Júdice, Pepetela e Rita Chaves.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Idealmente, discorde, comente, esclareça a interpretação do texto ou livro em apreço.