Notas de algumas leituras, sem pretensões de crítica literária.

Seleção de alguns poemas, com ou sem comentários.


terça-feira, 23 de setembro de 2014

A REVOLTA DOS MICRONAUTAS, Gordon Williams



 Antes deste livro o autor[1] escreveu Os Micronautas e A Microcolónia. No entanto a leitura deste não depende da dos primeiros.
O mundo devastado pela guerra, pela fome e pelo medo decide clonar cerca de 10.000 seres humanos, através de um processo irreversível, reduzindo o seu tamanho em cerca de 35 vezes. A colónia, projeto Arcádia, é fechada num parque e são colocados sinais identificando o local como radioativo os de outros perigos químicos, que ajudam a isolar e proteger o local.
O tempo passa e os criadores acabam por desvalorizar e mesmo esquecer a colónia. Outros governantes tomam as rédeas do poder e tomam conhecimento da existência desta experiência, considerando-a uma aberração e, em princípio, pensam  destruí-la logo que se inteirem da sua localização.
Os pequenos homens, apesar das desavenças que já existem entre eles, têm de se unir para lutar pela sobrevivência, mesmo contra os próprios criadores.
Há um grupo de dissidentes, que fugiu do poder central, quase que ditatorial, que vivem livres mas quase como selvagens. Mas nesse pequeno grupo nasceu uma criança, promessa de futuro, algo que não foi conseguido no resto da colónia. Uma esperança que a governação da colónia quer assumir como de todos.
Ambos os grupos têm de lutar contra um homem, tamanho inteiro, criminoso, que talvez por não saber ler os sinais de perigo, entrou no parque e cria uma tão grande ameaça que os força a unirem-se para se salvarem.
O intruso acaba por morrer, depois de ter bebido em excesso bebidas alcoólicas encontradas numa casa do parque, com os pulsos e os tornozelos cortados pela ação conjugada de centenas de pequenos homens. Este ato equivale à assunção de que são seres de espécies diferentes.
Ironicamente o chefe dos revoltosos vem a ser o comandante de toda a colónia. Fica, no entanto, a certeza de que este não tem capacidade para gerir um tão largo número de seres, alguém terá que organizar esta sociedade: os homens que têm capacidade para pensar, para ver além do imediato.
Acaba o livro com a promessa do novo líder mundial, o cego e fanático religioso, Hallot, de que assim que souberem onde fica Arcádia, esta será varrida do mapa.
Um dos mais interessantes temas abordador é o estudo, ainda que implícito, da natureza humana: as estruturas de poder, a emoção que domina a razão, a superioridade do coletivo sobre o individual…

Nota: Aparentemente, nenhum dos três livros desta sequela foi traduzido para português.

WILLIAMS, Gordon. Revolt of the Micronauts. Bantam Books, 1981.


[1] Escocês nascido em 1934, jornalista e guionista de televisão, produziu mais de 20 títulos, dois dos quais foram levados ao cinema. De Os Micronautas foi escrito um guião para cinema, mas até agora não foi realizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Idealmente, discorde, comente, esclareça a interpretação do texto ou livro em apreço.