Notas de algumas leituras, sem pretensões de crítica literária.

Seleção de alguns poemas, com ou sem comentários.


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O AFINADOR DE PIANOS, Daniel Mason




 Livro que apresenta um retrato da Birmânia entre Outubro de 1886 e Abril de 1887. Situa-se em plena luta pelo domínio total dos Estados Shan na Alta Birmânia.
A personagem principal é Edgar Drake, um afinador de pianos, ainda que tenha especial importância um major médico, Anthony Carroll, pois é devido à insistência deste que ele é contratado para afinar um piano Erard  em plena selva, que fora enviado pela coroa inglesa a pedido deste médico, uma vez que, aparentemente, através da música conseguia influenciar os homens e mesmo os príncipes shan.
Edgar Drake mostra-nos o que vê. Há belas e detalhadas descrições de lugares e ambientes, muitas dinâmicas, pois descreve a partir de meios de transporte.
Um pequeno exemplo de descrição: «…a Birmânia surgiu como que de trás de uma cortina levantada num palco. Ao sair para a rua, a multidão enxameou à sua volta. Voltou-se. Atropelavam-se mãos que estendiam cestos de comida. Havia mulheres que o olhavam fixamente, com rostos pintados de branco e segurando nas mãos grinaldas de flores. Aos seus pés, um mendigo fez pressão contra a sua perna, um rapaz choroso e coberto de crostas e chagas abertas e ele voltou-se novamente e tropeçou num grupo de homens que transportavam caixotes de especiarias suspensos em varapaus compridos…»
O fim perfeitamente verosímil é no entanto muito diferente do que se podia esperar, revelando o autor a capacidade de contrariar o expectável e de surpreender.

É o primeiro livro deste autor, baseado em sólida pesquisa, de acordo com as fontes mencionadas. Sobre o autor a badana diz-nos, o seguinte:
«Daniel Mason fez o bacharelato em Biologia, em Harvard, e passou um ano a estudar a malária na fronteira da Birmânia com a Tailândia… Estuda actualmente na Universidade da Califórnia, em São Francisco, enquanto ultima um novo romance que terá Pedro Álvares Cabral com protagonista.»

Assim que o encontrar, lê-lo-ei, pois dar-me-á certamente tanto ou mais prazer do que este!

MASON, Daniel. O AFINADOR DE PIANOS. Asa, 2003


Sem comentários:

Enviar um comentário

Idealmente, discorde, comente, esclareça a interpretação do texto ou livro em apreço.