Notas de algumas leituras, sem pretensões de crítica literária.

Seleção de alguns poemas, com ou sem comentários.


quinta-feira, 4 de maio de 2017

O CASSADOR[1] DE MUROS, Ana Filomena Amaral



Este livro chama a atenção do leitor para os muitos muros que, pelo mundo fora, separam os povos. Frequentemente povos irmãos, noutros casos opressor e oprimido.

Os exemplos abordados são:
O derrubado Muro de Berlim, Alemanha (p. 15);
Pyong Yang, Coreia do Norte (p. 39);
Belfast, Irlanda do Norte (p. 68);
El Aaiún – Gdeim Izik, Sahara Ocidental (p. 78)[2];
Jerusalém, Gaza, Israel (p. 99);
Caxemira – Srinagar, Índia(p. 144);
Nogales, México (p. 166);
Rio de Janeiro, Brasil (p. 176).

No entanto, os muros mais importantes de todos são aqueles que existem dentro de nós: criados pela educação e pela socialização, nomeadamente pela vivência dos próprios «murados».
A autora opta pela generalização do argumentário, ou seja, na vertigem de elencar todos os muros, poucos argumentos são aduzidos para cada circunstância e não há, como agora se diz, qualquer contraditório.

O protagonista, Alberto Albuquerque, é uma espécie de catalisador que, chegado aos locais dos muros, acelera ou provoca uma reação.
A vida pessoal deste jornalista, depois de ter assistido e escrito sobre a queda do Muro de Berlim, torna-se mais ativa e empenhada, levando-o a cassar outros muros, nomeadamente os que existem dentro de si.
Se em relação aos muros tudo é sofrimento e dor, em relação à sua recém-descoberta família é quase tudo amor e harmonia.
O livro é de fácil leitura, apesar de alguma inovação a nível da apresentação dos diálogos (entre aspas e sem qualquer menção de quem diz o quê). Vale essencialmente pela parte documental e pela escolha feliz de canções de luta que ilustram os conflitos listados.

Sobre a autora transcreve-se da badana:
«Ana Filomena Leite Amaral nasceu em Avintes, a 4 bde setembro de 1961. É mestre em História Económica e Social Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, possui o curso de pós-graduação em Ciências Documentais / Biblioteconomia, e uma larga experiência como intérprete e tradutora de várias línguas europeias, mantendo particular contacto com a língua alemã. Atualmente é técnica superior do Ministério da Educação. O Cassador de Muros é o seu sexto romance…»

AMARAL, Ana Filomena. O CASSADOR DE MUROS, Chiado Editora, 2014.


[1] O verbo cassar significa, grosso modo, anular, quebrar.
[2] Sobre o conflito entre Marrocos e o povo Saharauí o maestro Victorino d’Almeida escreveu um pequeno e interessante livro de nome: Polisário: Memória da Terra Esquecida. Cadernos O Jornal, 1984.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Idealmente, discorde, comente, esclareça a interpretação do texto ou livro em apreço.