Notas de algumas leituras, sem pretensões de crítica literária.

Seleção de alguns poemas, com ou sem comentários.


terça-feira, 6 de setembro de 2011

BELOVED, Toni Morrison

Romance interessante que nos dá uma visão crua do sofrimento dos negros na América pouco depois do final da Guerra da Secessão (1861-1865).
Retrata-se a fuga de alguns negros para os estados antiesclavagistas e a luta de uma mulher, Sethe, com a sua consciência e o seu estatuto de mãe.
Para além de um narrador exterior à história há várias vozes interiores que nos vão desvendando a vida da protagonista em conflito com o mundo e principalmente consigo própria e das suas relações, dando-nos, assim, diferentes perspetivas da ação.
O que mais se me impôs foram as sevícias de que os escravos eram alvo, a desumanidade e a degradação que brota da posição de poder absoluto, tratados como animais e vistos como um misto de homem e de besta. Por exemplo, o mestre-escola, esclavagista, solicita a um dos seus pupilos que num caderno escreva de um lado as características humanas de Sethe e do outro as características animalescas.
Revela-se também apelativa a cultura e a perspectiva dos protagonistas negros: o modo de comunicar, a humanização da natureza, um certo culto panteísta, a crença em fantasmas até à materialização dos mesmos, o caso de Beloved, que ao longo do livro somos levados a crer tratar-se da filha morta de Sethe.
Sethe descoberta pelo mestre-escola e seu grupo de caçadores de escravos fugidos, tenta matar os quatro filhos que tinha consigo, dois escapam com um corte no pescoço, uma menina é salva por um outro negro, mas Beloved é morta.
Toda a história é uma tentativa de redenção da mãe, Sethe, em relação a este seu crime. Quando, vinda do nada, e depois da chegada de um dos antigos amigos do marido, num dia de feira, lhes aparece uma jovem mulher, aos poucos todos começam a julgar ser a materialização do fantasma de Beloved que até então vinha assombrando a casa que habitavam e tinha sido recentemente esconjurado.
Quando Sethe se convence que aquilo é a sua filha, vai abandonando tudo, o trabalho, a sua outra filha, Denver, devotando-se completamente à tentativa de compreender Beloved e de se punir pela sua culpa.
Finalmente a comunidade negra, que há já muito tempo a desprezava, decide-se a ajuda-la. Nessa altura Beloved desaparece, grávida de Paul D., que logo no dia do seu regresso se tinha feito companheiro de Sethe, até ao momento em que percebe que o amor dela é tão possessivo que pode matar, mas que volta para ela, agora, que está de novo sozinha e provavelmente livre dos seus fantasmas.